LabMiM

Os processos de interação superfície-atmosfera têm um importante papel no sistema climático terrestre, por meio das trocas de momento, calor, umidade e de outros constituintes, na atmosfera como um todo e, em particular, na Camada Limite Atmosférica (CLA). A micrometeorologia estuda os fenômenos meteorológicos que ocorrem na CLA, com escalas de tempo e espaço inferiores a 60 min e a 2 km, respectivamente.

Do ponto vista prático, as atividades humanas dependem e modificam as condições microclimáticas pelo uso intensivo do solo, desmatamento, queima de combustíveis fósseis, processos de urbanização, entre outros. A compreensão dos processos físicos que ocorrem na CLA, principalmente a turbulência atmosférica, contribue para o entendimento das condições ambientais de uma região.

O LabMiM faz parte do Centro Interdisciplinar de Energia e Ambiente (CIEnAm) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e tem como meta investigar os processos de interação superfície-oceano-atmosfera observados na Região Metropolitana de Salvador (RMS), por meio da previsão numérica de campos meteorológicos de superfície e do monitoramento de variáveis ambientais.

Atualmente, o modelo atmosférico de mesoescala Weather Research and Forecasting (WRF) tem sido usado para realizar a previsão numérica do tempo, com alta resolução espaço-temporal, sobre a costa leste da região nordeste e a RMS. O modelo de simulação direta dos grandes turbilhões (LES) é também utilizado pelo grupo de pesquisa para estimar as propriedades estatísticas da turbulência na CLA.

Estas atividades são desenvolvidas em colaboração com pesquisadores das Universidades Federais da Bahia (LaPO-IF), do Rio de Janeiro (LASA-IGEO), do Espírito Santo (LEAL-DTI) e da Universidade de São Paulo (LabMicro-IAG).